Associação Meninas Campeãs

3º Encontro de Gerações Meninas Campeãs celebra o Dia Internacional da Mulher com integração e empoderamento feminino

A Escolinha de Futebol Meninas Campeãs realizou, neste sábado (08/03), uma celebração especial pelo Dia Internacional da Mulher, promovendo o 3º Encontro de Gerações Meninas Campeãs. O evento reuniu mais de 300 pessoas entre alunas, equipes técnicas e ex-atletas das sedes cearenses de Caucaia, Maracanaú, Itaitinga e Pacajus, reforçando a importância do empoderamento feminino e da igualdade de oportunidades no esporte. A programação aconteceu no Instituto Lucimario Caitano, sede do núcleo de Maracanaú (CE), e contou com apresentações culturais, brincadeiras, palestras e momentos de integração.

Evento reuniu alunas, ex-alunas e colaboradores da Escolinha de Futebol Meninas Campeãs para atividades especiais
Foto: Yuri Vasconcellos

No evento, as alunas da Escolinha Meninas Campeãs puderam prestigiar apresentações especiais, como a da Camerata do Instituto Lucimario Caitano e do Grupo Dança de Raiz, além de uma performance de Dança do Ventre. A ação também abriu espaço para um bate-papo liderado pelo idealizador do projeto, o professor e ex-jogador Chagas Ferreira, e atividades lúdicas, proporcionando um dia de aprendizado e valorização da trajetória feminina no futebol.

O evento faz parte do calendário anual da Associação Meninas Campeãs (AMC) e reforça a missão do projeto em promover esporte, educação e equidade de gênero. Além disso, a iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para o ODS 5, que trata da igualdade de gênero e da necessidade de ampliar oportunidades para mulheres e meninas em diversas áreas da sociedade.

“O Encontro de Gerações Meninas Campeãs é um momento muito especial para todos nós. Ele nos permite reunir ex-atletas, atuais alunas e colaboradores que fazem parte dessa história ao longo dos anos. Além disso, conseguimos proporcionar um dia repleto de atividades e serviços para nossas meninas, incentivando a continuidade desse legado no esporte e na vida”, destaca o idealizador do projeto, professor Chagas Ferreira.

O evento reforçou a importância de espaços como a Escolinha Meninas Campeãs na construção de um futuro mais igualitário para meninas no esporte, inspirando novas gerações a sonharem alto e a acreditarem no poder transformador do futebol.

Sobre a AMC

A Associação Meninas Campeãs (AMC) busca a inserção das mulheres na sociedade por meio do esporte. Idealizada em 2006 pelo ex-jogador Chagas Ferreira, trabalha com atletas de 8 a 35 anos. Como time profissional, disputa todos os campeonatos da Federação Cearense de Futebol nas categorias adulta, Sub-20 e Sub-17. A entidade também desenvolveu parcerias com o Fortaleza, em 2018, e com a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará – EAMCE/Marinha do Brasil, de 2016 a 2018, para a formação de equipes femininas.

Com a Escolinha de Futebol Meninas Campeãs, atende 288 alunas de escolas públicas de 05 a 17 anos, nos núcleos Caucaia, Maracanaú, Itaitinga e Pacajus. Em Caucaia e Maracanaú, o projeto tem execução da Associação Meninas Campeãs, com apoio da Prefeitura Municipal de Caucaia, Prefeitura Municipal de Maracanaú e Instituto Lucimário Caitano, captação da BG Soluções Sociais e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal. Os patrocinadores são Kolosh, Democrata, Votorantim Cimentos, Complexo do Pecém, CIE Durametal, Grupo Hope, Grupo Fornecedora, Grande Moinho Cearense, Lunelli, DSM, Cerbras, CooperShoes, Lunelli e Itaueira – Rei Alimentos.

Ir para o conteúdo